quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Revoltante mas depende do ponto de vista

12 comentários:

Elvira disse...

Nas vossas argumentações coloquem as vossas posições em relação à situação, com uma ou duas razões que defendam esse ponto de vista.

Anónimo disse...

Pode realmente ser considerado revoltante, embora não ligue muito a animais, não acho correcto de forma nenhuma o que fazem com o golfinho neste filme!
A verdade é que os golfinhos são possivelmente comparados aos humanos, pois alguns testes cientificos provam que estes têm inteligência...
Os golfinhos são seres vivos e sentem a dor, o que lhes fazem aqui é toturante!
Para além de isto tudo todos sabemos que testes cientificos e práticos provam que estes animais têm capacidades de ajudar crianças com dificuldades motoras, do foro psicológico ou até mesmo com deficiencias mentais...Esta pode ser mais uma razão para tentar fazer com que esta tortura aos golfinhos pare, quem sabe algum dia se venha a descobrir que estes bichinhos são uma ajuda preciosissima para estas pessoas...Quem sabe nesse dia não seja já tarde demais...

Anónimo disse...

Acho muito mal o que fazem aos animais.
Sendo o golfinho um animal tao bonito e inteligente, não deveriam fazer tal coisa. Se a cultura deles aceita que matem e comam goldinhos, que o façam, mas não desta maneira tao desumana!!

Anónimo disse...

Os golfinhos sao considerados mamiferos "simpaticos" e amigaveis, é possivel aos humanos interagir com eles, brincar com eles, ensinar lhes a fazer coisas facinantes porque realmente muito inteligentes e sensiveis... o que lhes é feito, o sofrimento e dor a que sao sujeitos é realmente chocante uma vez que é possivel observar o sofrimento deles, a dor e é mesmo muito triste ver que hoje em dia ainda se tenha este tipo de praticas e cometer estes tipos de crimes!!!!!
Acho que se devia punir os criminosos que realizam estes actos barbaros e acabar com estas acçoes simplesmente vergonhosas!!!!!

Anónimo disse...

Penso que nao sou capaz de voltar a ver o filme...
É angostiante ver seres vivos a serem mortos daquela maneira, principalmente por humanos, os chamados "seres racionais", que demonstrão muito pouco disso em certas alturas.
Deveria ser proibido fazer algo assim.
Os golfinhos nem se podem defender.
É estupido e desumano!!!

Diogo

Anónimo disse...

Primeiro que tudo acho um acto desumano o que fazem aos golfinhos.
Gosto bastante de animais por isso ter ficado bastante sensibilizada.
Na minha opinião os golfinhos tal como afirmou a Ana são seres inteligentes, por isso têm algumas capacidades que podem ser uma mais valia para os seres humanos, tal como o entretenimento, por exemplo.
Espero que sejam tomadas as devidas providencias para que seja punida a pesca (tortura) dos golfinhos nos países que ainda cometem, na minha opiniao, esse erro.

Anónimo disse...

Pode ser revoltante mas é uma verdade que todos temos de aceitar. O governo japonês decidiu que era assim que as coisas se desenvolviam no japão e é assim que vai continuar a ser pelo menos por aquilo que vi vai durar mais uns anos.

Xavier 11B

Anónimo disse...

João Pedro Nunes Vieira

DESUMANO! Estes japoneses não têm um bocadinho sequer de Humanidade dentro deles! Ao fazerem isto no meu ponto de vista são pessoas sem escrupolos que apenas pensão em lucrar e não querem saber de mais nada.
Por outro lado temos que admitir que os japoneses têm uma filosoia de vida muito diferente da nossa. Estes pensão que os golfinhos não têm sentimentos tal como qualquer outro animal e apenas os seres humanos os têm, o que é errado. Por outro lado os japoneses já passaram por varias eras de gerras onde não mostravam mesericordia para com os seus adversaros, todos os que se ponham no seu caminho eram mortos sem qualquer piedade. Os japoneses, sendo pessoas de um pais muito avançado tecnologicamente e muito populacionado apenas se preocupam com os lucros dos seus trabalhos e da sua sobrevivencia sendo por isso capazes deexecutar o trabalho sujo das grandes empresas japonesas, mas mesmo assim não podiam executalo de uma maneira mais humana? Sim porque em vez deixarem os animais a esvanecer-se em sangue, ou arrasta-los ainda vivos de carro, podiam antes transportao ja mortos e matar-los de uma forma mais rapida. Todos os seres deviam ter direito a uma morte rapida e sem sufrimento. É certo que nós europeus pescamos muito e as vezes demais o que é mau, mas esses peixes que pescamos não são criaturas inteligentes como os golfinhos que são comprovadamente seres vivos inteligentes com sentimentos próximos aos nossos e com meios de comunicação e "socialização" entre os da sua especie.
Deveria tambem ainda serem apenas pescados peixes adultos e não os que estão em fazer de crescimento (crias), pois muitas veses a pesca de crias leva a extinção de especies.

Esta situação dos golfinhos serem pescados de uma forma desumana e em grande escala é comparavel com a dos tubarões no japão (acho eu que é la). Lá os tobarões apenas são pescados pelas suas barbatanas, os quais no fim de apanhados lhes são arrancadas as barbatanas e atiram-nos vivos ao mar a sua merce para morrerem. Esta situação também é totalmente errado! Se se pesca um animal deveria mata-se o animal de uma forma com o minimo de sufrimento, ainda que o tubarão seja um peixe mas é um ser vivo!
Em todo o caso esta pesca de animais e especialmente os animais inteligentes (golfinhos, baleias etc.) é desumana a ver dos paises ocidentais, mas ao ver dos paises do japão etc. (orientais) é normal e faz parte das sua cultura e temos que respeita-la, ainda que não concordemos nada com ela (de todo não concordo, acho uma monstrusidade).

Karl Macx disse...

Revoltou-me ver as condições em que é feito o abate dos golfinhos, da mesma forma que me revolta ver as más condições de abate de qualquer animal.
Não penso que seja melhor ou pior pelo animal ser mais ou menos inteligente, mais ou menos sociável.
Fizessem o mesmo às vacas e eu revoltar-me-ia da mesma forma.
Querem pescar golfinhos? Pois muito bem. Mas dêem-lhes uma morte rápida. Não os façam sofrer.

Anónimo disse...

Golfinhos, pergunto eu, golfinhos? Matar golfinhos? Digam me apenas 3, quais 3, uma apenas basta me, razao para k tamanha monstruosidade aconteca. Grande parte de nos ja foi ao zoomarine, tenho a certeza, e dessa grande parte de nos k ja visitou esse tao prestigiado aquario, a juntar tambem a tantos milhares ou mesmo milhoes de pessoas que tambem ja o visitaram, aposto k pelo menos 97 por certo das pessoas considra, como parte preferida, o espectaculo dos golfinhos. E algo lindo de ver, ver a forma como eles interagem com o publico, ver um sorriso tao unico nos labios das criancas, ver os olhinhos delas a brilhar, ver o delirio na expressao dessas criancas qnd lhes podem tocar. e algo unico. e agora, no fim de ver tanta felicidade nessas criancas quando saem do zoomarine, mostrem este filme do k se passa no outro lado do mundo com os golfinhos. Quero ver quem e k tem coragem para o mostrar a essas criancas. Essas mesmas criancas, sim, apenas essas mesmas criancas conseguiriam descrever tamanha monstruosidade. Porque elas, como criancas que sao, que amam tanto aqueles animais que deslizam na agua, deixam o seu lado emocional vencer o tao fraco lado racional, sendo tudo substituido por lagrimas. Pergunto eu, em pleno seculo XXI, como e possivel que tao horrivel acto aconteca?? Comer golfinhos?? Ou pate de golfinhos ou o que quer que seja??? matar aqueles animais causadores de tanta felicidade??? que mostram atraves daquelas expressoes tanta inginuidade, tanta esperteza e tanta felicidade?? que esta provado que ajudam criancas com deficiencias?? e assim k pagam o k eles fazem com as criancas?? matando os?? por favor, acordem esses desumanos, chega...

Anónimo disse...

é completamente absurdo o que fazem neste vídeo a milhares de golfinhos!
Inúmeros testes cientificos comprovam que o Golfinho é o animal maritimo mais semalhante ao homem, nao na sua anatomia, mas em termos de intelegencia e interactividade com a 'sociedade'!
Fazer o que neste video fazem, nao seria o mesmo que encurralar milhares de Homens num espaço reduzido, e mata-los de forma dolorosa, vendo os seus familiares sofrerem a ser mortos!Não entrariam em panico?!
São enumeras as razoes para que o Homem pare de fazer este tipo de atentados á natureza. Todos, ou pelo menso a mairia, reconhece que o golfinho é um animal docil, com uma elevado nivel de inteligencia, e que este consegue ajudar o homem, neste caso as crianças com dificuldades motoras, variados teste cientificos provam esse fundamento.Em segundo, este tipo de atitudes e um atentado a natureza, e a subscistencia do reino animal, o golfinho, actualment,e já e uma especie ameaçada, e assim, em poucos anos, este tipo de atnetados iram levar mais, uma de tantas, raça a estinguir-se!

Joana Monteiro
11ºD

Sara Lisa disse...

Devo dizer que não fui capaz de carregar no 'play' e ver o filme. Sou fraca ou sensível de mais...
Penso que é mesmo um pouco dessa 'fraqueza' que falta a grande parte dos seres humanos indómitos que vão moldando o planeta à sua maneira, independentemente de cada um dos seres vivos que tiverem que magoar. Todo o sangue derramado e todos os olhares incompreendidos que também não compreendem, não interessam.
Nada, nada interessa.
Neste sentido, não creio que seja o Homem o ser superior. Mais superiores são os outros seres que não falam, mas também não dizem barbaridades. Não evoluiram, mas também não passaram por cima de ninguém.
E pensar que ainda há golfinhos que nos sorriem... ainda temos muito para aprender com este planeta, não acha?


Sara Lisa,
15 anos