segunda-feira, 19 de maio de 2008

Concurso sobre Darwin

Na senda de Darwin" é um concurso dirigido a estudantes do ensino secundário que terá como prémio quatro cruzeiros nas ilhas Galápagos, no Pacífico, onde o naturalista concebeu a sua Teoria da Evolução das Espécies. A competição vem assim assinalar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin, que se vão comemorar em 2009, e os 150 anos da criação da sua obra "A Origem das Espécies".
A iniciativa, do jornal electrónico "Ciência Hoje" e com o apoio do Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, destina-se a assinalar o bicentenário do nascimento de Darwin (1809-1882) e os 150 anos da publicação do seu livro "A Origem das Espécies".
Os interessados em concorrer terão de ser alunos que estejam a frequentar em Setembro próximo os 10º, 11º e 12º anos das escolas do país e constituir equipas de três elementos, devendo as inscrições ser ratificadas pelas respectivas escolas. O concurso "Na Senda de Darwin", numa primeira fase, consiste em seis trabalhos em diferentes formatos (escrita, áudio e vídeo) e decorrerá entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009, à média de uma prova por mês.
Nesta fase, segundo o "Ciência Hoje", as equipas participantes disputam um concurso regional conforme uma divisão do país em sete regiões (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores). Depois disso, aos sete vencedores regionais juntam-se as três equipas mais pontuadas de todas as regiões, disputando estas dez equipas uma fase final em 14 de Março de 2009 da qual sairão os três alunos vencedores.
A viagem de prémio, que contemplará também um professor ou professora que os vencedores convidarem, decorrerá entre 5 e 15 de Abril do próximo ano. Além do cruzeiro às Galápagos, onde em 1835 Darwin fez as observações que lhe permitiram elaborar a sua teoria da evolução, a viagem inclui uma visita de alguns dias ao Equador, país a que o arquipélago administrativamente pertence.

quinta-feira, 8 de maio de 2008